Na manhã desta sexta-feira (24/07), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, apresentou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021 no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores. A reunião foi restrita apenas aos Vereadores da Casa Diogo de Braga e aos Secretários representantes da Prefeitura da Vitória, a fim de assegurar a saúde dos presentes em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Na oportunidade, foram apresentados os números do primeiro quadrimestre orçamentário do ano de 2020 e feito a comparação com o ano de 2019. No comparativo, foram destacados temas importantes como: Receitas do primeiro quadrimestre, despesas, despesas com pessoal, o tema foi aprofundado nas seguintes divisões: Professores, demais efetivos da educação, comissionados da educação, contratados da educação, efetivos dos demais órgãos e agências da prefeitura, comissionados e demais órgãos e agencias da prefeitura, contratados dos demais órgãos e agências da prefeitura, além dos eletivos: Prefeito, Vice e Conselheiros Tutelar.
Para o ano de 2021, a previsão de receitas é de 372 milhões de reais. Os parâmetros utilizados para se chegar aos valores projetados, foram baseados na taxa de inflação do Índice de Preços ao Consumidor – IPCA, na taxa de crescimento do PIB nacional e nas ações financeiras e administrativas que serão tomadas pelo município para obter uma melhoria na fiscalização e obtenção de recursos financeiros para os exercícios futuros.
Ao fim da reunião, o projeto de lei deverá ser encaminhado a Câmara dos Vereadores para debate dos mesmos e aprovação da LDO. O valor estimado, poderá ser revisto na elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual. A mudança pode acontecer, devido à instabilidade econômica causada devido a pandemia do Covid-19.