Neste domingo (17), dia do Padroeiro Santo Antão, o Brasil comemora a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Uma vitória da ciência que enche todos nós de esperança na luta contra o coronavírus.
E Vitória de Santo Antão já está preparada para iniciar a campanha de imunização, tão logo o Ministério da Saúde envie os primeiros lotes da vacina.
Um grupo de trabalho para elaboração do Plano de Ação para enfrentamento ao coronavírus já foi instituído pela Secretaria de Saúde da Vitória.
Seringas e agulhas para a primeira e segunda fase da campanha de vacinação já se encontram na secretaria de saúde (21.667 unidades).
Nesta terça (19), estarão disponíveis os testes rápidos para o coronavírus na UPA-E e já foi contratado laboratório para testes RT-PCR covid-19, voltado aos pacientes que irão se submeter a cirurgias eletivas.
A nova contratação dos leitos de retaguarda na Apami e Santa Maria já está sendo editada e o município está adquirindo caixas térmicas 32 litros, gerador elétrico, máscara cirúrgicas e outros itens.
Fase da vacinação:
Na primeira fase estão previstos a serem vacinados 3.186 profissionais da saúde e 5.133 idosos acima dos 75 anos.Na segunda fase, 13.345 idosos dos 60 aos 74 anos serão vacinados. As demais fases já foram definidas e serão divulgadas em breve. A partir desta segunda (18) serão divulgados os boletins de número de casos diariamente.