A fiscalização em bares e restaurantes foi intensificada na noite deste sábado (13/02) nos principais pontos da Vitória de Santo Antão. A ação seguirá durante toda a semana e foi promovida pela Vigilância Sanitária, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Os fiscais orientaram os donos dos estabelecimentos visitados a fim de reforçar os protocolos de segurança no combate à Covid-19, tais como a quantidade de pessoas por ambiente, o uso de máscaras por todos, a disponibilização de álcool a 70%, entre outros pontos cruciais de prevenção à doença.
O Corpo de Bombeiros também fez breves vistorias nos locais, observando outas normas de segurança, como a de prevenção à incêndios e as saídas de emergência de cada prédio. “Nossas vistorias buscam analisar pontos que não podem ser ignorados, como o uso do extintor de incêndio, por exemplo. Os clientes precisam dessa segurança para usufruir do serviço sem serem prejudicados por um evento inesperado como um acidente”, destacou o sargento do Corpo de Bombeiros, Edvan Barros.
Ao término de cada intervenção, os estabelecimentos aprovados nos critérios de funcionamento, receberam uma placa onde estava escrito ‘Estabelecimento Responsável’ informando sobre a vistoria, afixada na parede de modo que fique visível aos clientes. “Na nossa primeira intervenção, buscamos orientar os donos dos estabelecimentos sobre os protocolos de segurança em vigência no estado. A partir dessa segunda abordagem, a nossa proposta foi constatar se eles estão seguindo as recomendações à risca para podermos atuar conforme permite a legislação”, explicou Nathália Álvares, coordenadora da Vigilância Sanitária.