A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão segue realizando fiscalizações educativas aos estabelecimentos noturnos do município. Da sexta-feira (09) ao domingo (11), a força tarefa seguiu com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, visitando bares, restaurantes, lanchonetes e semelhantes, para orientar os proprietários sobre os cuidados necessários para o funcionamento neste momento de pandemia.
Essa ação também foi voltada a verificar o cumprimento do decreto estadual vigente que regulamenta o horário de atendimento ao público, que é das 5h às 20h, durante a semana, e das 9h às 17h, nos finais de semana. Alguns estabelecimentos foram fechados pela fiscalização por estarem em desacordo com essas normas estabelecidas pelo Governo do Estado.
“Nesse balanço deste final de semana foi necessário solicitar o fechamento de vinte estabelecimentos em toda a cidade, entre eles, conveniências e principalmente bares. Alguns, estavam recebendo público após o horário de fechamento estabelecido por decreto estadual. Já outros, provocando aglomeração, que é um grave vetor de propagação do vírus”, destacou Nathália Alváres, coordenadora da Vigilância Sanitária.
Segundo ela, as fiscalizações devem seguir de maneira intensa, principalmente, nos próximos finais de semana, com foco em locais que já foram visitados e estavam irregulares. “Em caso de reincidência, devemos adotar os procedimentos legais resguardados em lei, tendo em vista que as autoridades também estão empenhadas nessas ações e nos dando todo o suporte”, finalizou a coordenadora.