Transformar práticas inovadoras em educação e agregar o máximo de informações possíveis sobre o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula, esse foi o objetivo do 3º Encontro de Integração do Programa Escolas Inovadoras, que aconteceu nessa quinta-feira (24), na Escola Manoel Domingos de Melo, na comunidade rural do Oiteiro, em Vitória de Santo Antão.
A escola é a primeira unidade de ensino rural 100% digital no Nordeste, e a segundo no país a receber o laboratório do Projeto Escolas Rurais, implantado através de uma parceria entre a Prefeitura da Vitória, Telefônica Vivo, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – (CESAR) e a CASA7.
Estiveram presentes no encontro gestores de quatro estados, representando o grupo de seis unidades de ensino que compõem o Escolas Inovadoras, das cidades de Águas de São Pedro e São Paulo (SP), Viamão, (RS), Rio de Janeiro (RJ), bem como representantes das organizações parceiras.
Ao longo do dia, os participantes do evento puderam visitar a Empresa Pitú, e durante a tarde se reuniram na Secretaria Municipal de Educação, localizada na sede da Prefeitura da Vitória, onde aconteceu a formação de integração do projeto.
De acordo com a diretora da escola Manoel Domingos, Maria de Lúcia Ferreira, o projeto tem estimulado a criativade das crianças e adolescentes da comunidade. “Já estamos pensando na modelagem de um novo projeto, que use a tecnologia em favor do desenvolvimento da agricultura. Essas crianças são criativas, capazes de solucionar problemas usando a experiência que aprendem em sala de aula nas propriedades rurais de seus pais”, destacou.
A Fundação Telefônica Vivo apoia escolas públicas em diferentes locais do país para incentivar o uso de tecnologias digitais e práticas inovadoras em seus modelos de ensino e aprendizagem. Os Encontros de Integração, fazem parte das ações do Programa Escolas Inovadoras (antigo programa Inova Escola), e fortalecem a troca de experiências e a construção de um conhecimento coletivo sobre inovação educativa que pode servir de inspiração para outras escolas.