Na manhã desta sexta-feira (02/07), a equipe da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou uma reunião com profissionais da Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Vitória de Santo Antão para entrega de relatório devolutivo sobre a visita técnica no município ocorrida na última quarta-feira (30/07). Durante o encontro, que aconteceu de forma on-line, foram destacadas diversas boas práticas executadas na cidade.
Dentre as ações que reconhecidas, a política de comunicação e educação permanente da população recebeu destaque, sendo enfatizadas medidas como divulgação diária de boletim e campanhas midiáticas de alerta sobre a Covid-19, bem como a transparência com que a secretária de saúde e a de comunicação têm tratado todas as informações e levadas à conhecimento da população, seja por meio de redes sociais ou pelos veículos de comunicação de massa. “Divulgamos as ações desenvolvidas pelo governo municipal e os veículos de comunicação repassam a informação para a população. A assessoria de Imprensa é um elo gratuito entre a gestão e a população mediado pelos noticiários”, destaca o jornalista da secretaria de comunicação, Luís Boaventura.
A criação de um grupo intersetorial e de um plano municipal para enfrentamento à pandemia também foi elogiado, assim como a maneira eficiente como vem sendo conduzida a campanha de vacinação e o corpo de profissionais qualificado da secretaria, tendo sido referido como formada por “técnicos de alto gabarito”. Ainda foram apresentados como diferenciais, as estratégias em saúde mental, com as criações de programa de atendimento psicológico para pessoas afetadas pelo Coronavírus, e a implementação de monitoramento de casos da Covid-19.
Apesar da missão da OPAS ter como foco principal as práticas de combate à pandemia, outros pontos também chamaram atenção, a exemplo do Saúde Até Mais Tarde, que permitiu a ampliação do horário de atendimentos em unidades básicas de saúde. Por todo esse cenário encontrado, o consultor nacional da Organização, Rodrigo Frutuoso, vislumbra um bom futuro para a saúde em Vitória. “O trabalho desenvolvido pela nova gestão nos traz esperança de que a população vitoriense está em boas mãos”, pontua.
O resultado do relatório foi comemorado pelo Secretário de Saúde, Eudes Lorena, que é doutor em saúde pública. “Ficamos muitos felizes em saber que estamos no caminho certo. Esse reconhecimento é algo histórico e serve de incentivo para que, inclusive, possamos colocar em prática algumas sugestões levantadas pela equipe da OPAS. Assim, sempre buscaremos atender da melhor maneira a nossa população”, comentou o secretário.