Nesta quarta-feira (22/09), Vitória de Santo Antão vai ter uma rua fechada por 24h em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. A ação acontecerá na rua lateral a praça Dom Luiz de Brito, entre a igreja da Matriz e a rua Escrivão Manoel de Holanda Cavalcante e foi desenvolvida em parceria com a Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (AGTRAN), a Secretaria de Saúde e Bem-Estar, a Agência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMAVISA), e a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura da Vitória de Santo Antão.
Além da rua sem carros, também serão promovidas uma corrida e uma caminhada com percurso de aproximadamente 3km, na área central do município. De acordo com um levantamento do Denatran, Vitória é o 308º município brasileiro com mais veículos licenciados. Entre os municípios pernambucanos, a cidade figura no 8º lugar neste mesmo ranking, com 47.040 veículos, entre motocicletas, reboques, automóveis, caminhões, tratores e ônibus.
Marcelo Torres, diretor-presidente da AGTRAN, destaca a importância da data para estimular a reflexão sobre a dependência que as pessoas criaram ao veículos. “As mudanças parecem pequenas, mas fazem grande diferença. Utilizar o carro de forma inteligente, organizando caronas e utilizando combustíveis menos poluentes, como o etanol, é um exemplo”, frisa Torres.
Os corredores e caminhantes sairão da Praça Dom Luís de Brito (Praça da Matriz), às 5h30 da manhã. Passarão pela Avenida Silva Jardim, Henrique de Holanda, Avenida Mariana Amália, Parque de Eventos Otoni Rodrigues, Canal da Mangueira, Rua Demócrito Cavalcanti, descerão pela Rua Rui Barbosa, praça Duque de Caxias, Rua Imperial e encerra de volta na praça da Matriz.
A ação, que integra a Semana Nacional de Trânsito, também contará com serviços de saúde, como aferição de pressão e glicose. A orientação é que o público presente siga os protocolos de segurança contra covid-19, como o uso de máscara e distanciamento social. “Fomentar caminhadas e corridas, o uso de bicicletas, patinetes e controlar o uso de veículos é uma estratégia que visa melhorar a vida na cidade”, explica o presidente da AMAVISA, Péricles Tavares.