A partir desta segunda-feira (05/07), já podem receber a vacina contra Covid-19, em Vitória de Santo Antão, o público geral que tenha 37 anos ou mais e os trabalhadores da indústria a partir dos 35 anos. Para tanto, primeiro é preciso realizar o cadastro no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br. Em casos excepcionais de falta de conectividade, a pessoa também tem a opção de realizar a inscrição presencialmente no Colégio 03 de Agosto ou no Vitória Park Shopping, mas não é garantido a aplicação no mesmo dia.
No momento da inscrição, todo mundo deve anexar um documento oficial com foto. Os profissionais das fábricas precisam incluir também uma declaração de vínculo com a empresa de Vitória, comprovando que trabalha no município. A população em geral acima de 37 anos, deve colocar o comprovante de residência.
A vacinação desses públicos acontece em quatro polos. O Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping funciona para o atendimento de pedestre, já o Samu e o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, é montado no formato drive-thru.
O novo lote enviado para Vitória de 2.058 doses da Pfizer e, pela primeira vez, 1.150 doses da Jassen, produzida pela Johnson & Johnson, aplicada em dose única. Todas são autorizadas pela Anvisa e já estão sendo aplicadas em outros municípios. Com a chegada desse novo tipo de imunizantes, a secretária municipal de saúde acredita que vai conseguir dar mais celeridade ao processo de vacinação. Para tanto é preciso manter a frequência do envio.
Mas o secretário de Saúde do município, Eudes Lorena, que é doutor em saúde Pública pela Fiocruz, confirma que assim como em todo o Brasil, em Vitória, as pessoas também não vão pode escolher qual vacina tomar. “As vacinas já são enviadas pela Secretária de Saúde do Estado com uma pauta de vacinação, ou seja, aquelas doses são destinadas especificamente para um grupo da população, por isso, não é possível a uma pessoa escolher qual vacina vai tomar. Todas são comprovadamente seguras e fazem efeito contra o coronavírus. Isso é o mais importante”, destaca o secretário de Saúde.
OUTROS GRUPOS – Na cidade, também estão sendo imunizados os caminhoneiros, profissionais da educação, da limpeza urbana, da força de segurança e salvamento, do transporte coletivo, da assistência social, – incluindo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREA), Centro Pop e Conselho Tutelar -, além de profissionais da saúde, dentre eles educadores físicos e veterinários. Ainda podem receber as doses pessoas com comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização, com Síndrome de Down, com deficiência permanente e em situação de rua.
Os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário precisarão cadastrar a declaração de vínculo com empresas sediadas em Vitória, os caminhoneiros com vínculo empregatício também vão precisar apresentar a declaração de vínculo, já o trabalhador autônomo deve anexar foto da carteira de habilitação D ou E e comprovante de residência em Vitória, além de assinar, no local da vacinação, uma declaração atestando que é motorista do transporte rodoviário de carga.
A declaração de vínculo também será necessária para os trabalhadores da assistência social, enquanto os profissionais de saúde deverão anexar carteira ou declaração do conselho de classe e autodeclaração de vínculo autônomo ou declaração do estabelecimento vinculado sediado em Vitória (os que forem autônomos, precisarão assinar uma declaração da condição). Todos precisarão informar cpf e anexar documento com foto.
Outro grupo que também está sendo vacinado na cidade é composto por gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto. Elas devem procurar o Centro de Saúde da Mulher (CESMU), na Avenida Silva Jardim, na Matriz, para se cadastrar e receber a imunização, de segunda a sexta das 11h às 15h30.