Conhecida por sua importância histórica e econômica, Vitória de Santo Antão começa a remarcar seu espaço no turismo brasileiro. Isso porque, desde o início de 2021, a Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa, da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, vem fortalecendo vínculos com entidades ligadas ao setor. Neste primeiro momento de articulação, a cidade já teve seu nome elencado pelo Ministério do Turismo (MTur) entre as 57 cidades habilitadas para receber fomentos federais de apoio às iniciativas turísticas.
Os municípios habilitados para o Mapa do Turismo Brasileiro se dividem em cinco categorias, estando a cidade inclusa na categoria “Serras e Artes de Pernambuco”, onde Vitória de Santo Antão aparece ao lado de municípios como Gravatá, Bezerros, Caruaru e Bonito, por exemplo. (Confira a lista AQUI). “Esse é apenas o primeiro passo de uma caminhada para ressuscitar nosso turismo. Vamos trabalhar visando estruturar a cidade para receber turistas e fazer aquecer a economia local”, destacou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura turismo e Economia Criativa.
Vitória também voltou a ser filiada à Associação dos Secretários de Turismo do Estado Pernambuco (ASTUR/PE) e vem participando de plenárias e reuniões virtuais para discutir melhorias no setor. Já é possível também localizar o nome do município em portais voltados a informações dos municípios, como na campanha “Bora Pernambucar”, que é um verdadeiro guia turístico de Pernambuco.
Foto: Djalma Andrade