Na noite deste último sábado (25/07), a Secretaria de Saúde e Bem-Estar, por meio da Vigilância Sanitária, realizou mais um fim de semana de conscientização nos estabelecimentos como bares, conveniências e restaurantes a fim de deixar as pessoas informadas sobre o que está sendo permitido nesta nova flexibilização das medidas de prevenção ao novo coronavírus no município, no sentido de manter a segurança de todos, mantendo o uso do álcool gel, uso de máscara, permanecia nas mesas, proibição de sair das mesas e permanecer em pé sem máscara e 50% da capacidade do local.
Participaram da ação a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. “Graças a Deus foi uma noite tranquila onde percebemos que os proprietários estão seguindo as regras para que possam trabalhar de forma correta e com segurança e nos agradecendo pelo apoio pela campanha de conscientização”, disse Allan Albuquerque, inspetor sanitário do município.
A nova etapa que já está em vigor permite músicas ao vivo com voz e violão, ou no máximo três componentes por banda, sem dança, e a extensão do horário que fica permitido até as 23:00 horas, podendo após esse horário, disponibilizar o serviço de delivery. A equipe de fiscalização percorreu os bairros da Matriz, Livramento, Mangueira, Bela vista, Alto José leal, Redenção, Jardim Ipiranga, Bezerra e Lídia Queiroz.
“Estamos achando ótimo. Até porque a forma que chegaram, de forma amigável, nos ajudando e orientando a trabalhar. Bom também porque nossos clientes ficam sabendo que estamos respeitando todos os protocolos de segurança. Só temos a agradecer por essa ação. Nos sentimos seguros”, frisou Jackson Luís, proprietário da Esquina Conveniência.
Apesar dos números apontarem uma tendência de queda nos casos em todo Estado, o secretário de saúde, Eudes Lorena, destaca que ainda não é momento de relaxar com os cuidados. “É preciso que a gente siga cumprindo o protocolo para que os números não voltem a subir e colapsar novamente o sistema de saúde. É fundamental que todo mundo com mais de 32 anos vá se vacinar e não esqueça de tomar a segunda dose”, frisou o secretário.
No último domingo, o boletim da covid-19, emitido pela Secretaria de Saúde, registrou que em Vitória 6.990 pessoas foram positivadas para o novo coronavírus, destas 5.143 já haviam se recuperado, 291 morreram em decorrência da doença.