Em alusão ao Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização das hepatites virais, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar realiza um mutirão de testes rápidos de hepatite B e C nos vitorienses. A testagem irá ocorrer, nesta quinta-feira (28/07), das 8h às 15h, na Rua Ruy Barbosa, 26 (entre a Avenida Mariana Amália e a rua 15 de novembro).
A detecção rápida da doença é uma das importantes estratégias para evitar o agravamento da doença, como explica a coordenadora do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), Elanne Marques. “Quando detectamos a doença precocemente, temos como iniciar o tratamento, evitando futuras complicações e quebrando a cadeia de transmissão”, comenta Marques.
Além dos testes de hepatite, também estarão disponíveis as testagens para HIV e Sífilis. E no local ainda estarão sendo oferecidas as vacinas de hepatite B e da gripe. Para serem imunizadas, as pessoas precisam levar documento com foto e o cartão de vacinação. Por determinação do Governo do Estado, a imunização contra a influenza está restrita aos grupos prioritários, que é composto por crianças menores de 6 anos, gestantes, puéperas (45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde, idosos, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores dos transporte coletivos rodoviário de passageiro.
Todos esses testes disponibilizados no mutirão de amanhã são realizados continuamente, por demanda espontânea, de segunda à quinta, das 7h às 12h, no CTA, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Hospital Santa Maria. Os resultados saem em 20 minutos e para poder fazer basta levar documento com foto e cartão SUS.