Acontece entre os dias 11 e 15 de agosto, no Parque Joaquim Rodrigues de Lira, em Vitória de Santo Antão, a 1ª Exposição Virtual Especializada em Ovinos e Caprinos, promovida pela Secretaria municipal do Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola. O evento não contará com a presença de público e será transmitido pelas redes sociais da Prefeitura da Vitória.
A programação acontece para substituir a tradicional Feira de Animais do município, que todos os anos costuma reunir milhares de produtores, expositores, criadores e o público da região no primeiro sábado de agosto e setembro, mas devido à pandemia da Covid-19 teve que ser interrompida para atender a todos os protocolos de segurança sanitário contra a doença.
“Mesmo apenas com a presença dos criadores, continuaremos com todos os protocolos de prevenção à Covid-19, para garantir a segurança das equipes envolvidas na logística do evento. O parque recebeu todos os reparos necessários devido ao olhar comprometido do prefeito Paulo Roberto em se preocupa com a estrutura e a organização da nossa realização virtual”, destacou Luiz Jorge Wanderley, secretário do Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola.
O evento, mesmo que em formato remoto, coloca Vitória de volta no calendário das grandes festividades agropecuárias do país e abre espaço para a realização da etapa nacional da Raça Santa Inês, organizada pela Associação Pernambucana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APECCO), com o apoio da Associação Brasileira de Criadores e Ovinos (ARCO).
Segundo Adalberto Farias, diretor da Apecco, cerca de 500 animais estarão em exposição durante a etapa. “São trinta e dois criadores do Nordeste trazendo uma enorme expectativa de sucesso. A parceria com a prefeitura foi essencial para termos condições de abrigar uma competição nacional deste porte, uma pena que sem o público ainda, mas no ano que vem tudo leva a crer que teremos outro formato de realização”, pontuou Farias.
Fotos: Lays Freitas