O Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão lançou um e-book sobre metodologias ativas de ensino. O método tem como filosofia a educação centrada no próprio aluno, colocando-o como protagonista do processo de aprendizagem. O livro virtual é resultado do trabalho de professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino que fazem parte do grupo de estudos do NTM.
O objetivo do projeto é despertar o interesse dos docentes na busca por técnicas inovadoras no processo de ensino, como explica a coordenadora do NTM, Cristiane dos Santos. “Queremos inspirá-los a desenhar trilhas pedagógicas que garantam aos nossos estudantes uma efetiva aprendizagem. A partir dessa ação, esperamos contribuir para uma educação mais inovadora”, pontua.
A metodologia ativa já vem sendo utilizada na sala de aula pelos professores da Rede Municipal de Vitória. Tereza Raquel é uma das docentes que adotou as técnicas. Desde 2019, ela trabalha com estratégias inovadoras nas turmas que ensina na Escola Municipal Manoel Rodrigues de Andrade. Os alunos do 5º ano, por exemplo, escolhem um sistema de governo para gerir sala (monarquia, presidencialismo, etc), além de serem remunerados com moedas simbólicas por participarem na construção de atividades como auxiliar colegas na realização de atividades. Eles usam a moeda para trocar por bijouterias e slime produzidos por outros alunos.
Raquel também utiliza a gameficação,através de jogos educativos, como forma de despertar o interesse dos estudantes, assim como estimula que sejam realizadas pesquisas sobre assuntos que achem interessante para apresentarem à turma. Os resultados dos métodos já vem sendo notado pela professora. “Podemos ver a evolução dos estudantes principalmente no desenvolvimento pessoal. Crianças muito tímidas, por exemplo, acabam tendo maior capacidade de se comunicar. Outro benefício é a autonomia que eles ganham, fazendo com que eles aprendam a estudar, o que é muito importante, porque quando se sabe estudar, é possível aprender qualquer coisa”, conta.
Outro professor que também vem inovando nas metodologias de ensino é Joabson Pereira. Ele procura trabalhar as disciplinas, com seus alunos da Escola Municipal Mariana Amália, de maneira interdisciplinar, estimulando que o saber fosse construído de maneira integral. Com o ensino remoto devido à pandemia, outras estratégias precisaram ser adotadas para engajar os estudantes. Uma delas foi a proposição da produção de vídeos e áudios para apresentar os trabalhos desenvolvidos em equipe. “A utilização das tecnologias dentro do ensino híbrido será um grande aliado para trabalhar com o aluno diversos aspectos como autonomia, senso crítico, o trabalho em grupo e o respeito às diferenças”, explica Joabson.
O e-book é composto por textos autorais, tendo como inspiração materiais produzidos pela autora Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento humano. Para ter acesso ao livro, basta clicar aqui.