Na manhã desta quinta-feira (23/09), foi concluído o curso de extensão da Escolas de Conselhos, que teve o município de Vitória de Santo Antão como sede. A vinda da formação, ministrada por professores da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), foi articulada pela Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania.
Em formato híbrido, as aulas foram direcionadas a conselheiros de direitos, conselheiros tutelares e atores da rede de sistema de garantias de direito de mais de 20 municípios, como Glória do Goitá, Orobó, Moreno e Garanhuns. Eles apresentaram hoje trabalho de conclusão de curso, que teve o objetivo de contribuir com a formação continuada da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
Apenas outros dois municípios, além de Vitória, sediaram a formação. A gestora de parcerias da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania, Tarciana Castelo Branco, destacou a importância de atividades como essa para a cidade. “Quando nós qualificamos as pessoas que vão atender nossas crianças e adolescentes, automaticamente estamos apresentando um serviço de melhor qualidade a nosso púbico”, pontua.
A aula de conclusão foi ministrada pelos docentes Humberto Miranda, professor de Direito da Criança e Adolescente e pós-doutor em História da Infância, e Silvino Neto, um dos defensores para que o Estatuto da Crianças e Adolescente fosse promulgado. Do encontro, também participou o secretário de Assistência Social, Juventude e Cidadania, Aderval Barros, que assegurou o empenho da gestão para estimular o ensino. “A educação é uma das principais bandeiras da nossa administração e a formação continuada dos conselheiros não deixa de ser um viés importante dessa educação, afinal eles vão prestar uma serviço para uma parcela importante da nossa população”, coloca.
Fotos: Roberto Silva