A cidade da Vitória de Santo Antão será contemplada com o primeiro parque ecológico municipal, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo de Pernambuco. O convênio para consolidar a iniciativa, que terá o investimento de R$ 3 milhões, foi realizado nesta quinta-feira (21/10), durante visita do governador Paulo Câmara. Ao lado do prefeito Paulo Roberto, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh), Tomé França, do deputado estadual Joaquim Lira e do deputado federal André de Paula, foi firmada a parceria.
A área, na comunidade do Cedro, que conta com 8,5 hectares, foi doada pelo Instituto Agropecuário de Pernambuco (IPA) ao município. O projeto inicial prevê no local, dentre outras coisas, Academia da Cidade, parque infantil, lago e pier, quadra poliesportiva, anfiteatro, pista de cooper e ciclovia, skatepark, além de uma extensa área de proteção ambiental permanente.
“Sustentabilidade, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida dos munícipes, são algumas das bandeiras fundamentais para uma gestão municipal eficiente e conectada com o futuro. O novo parque proporcionará aos vitorienses e moradores de cidades circunvizinhas, um espaço rico em ambientação e lazer, criando um ambiente saudável às famílias e turistas”, destacou o prefeito Paulo Roberto.
Além de Vitória de Santo Antão, o parque vai beneficiar moradores de cidades vizinhas, como Pombos e Moreno. “É um momento de muita felicidade e também que nos traz muita responsabilidade para entregar um equipamento que traga benefícios para a população”, comenta o secretário Tomé França.
O município já realizou o levantamento da área de moradias no local e junto ao Governo do Estado, promover ações de melhorias na área e a regularização das residências.