Neste sábado (20/11), foi celebrado o Dia da Consciência Negra. Em comemoração à data, que deve ser dedicada à luta contra o preconceito racial e à valorização da cultura negra, a Secretaria de Assistência Cultura, Turismo e Economia Criativa a Secretaria-Executiva da Mulher da Prefeitura da Vitória promoveram uma programação especial na Praça Luís de Brito, na Matriz. A inciativa também contou com a colaboração da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, que ofertou serviços de saúde para os que circularam pelo local.
Quem participou da ação pôde ouvir palestras e curtir apresentações de maracatu, boi carnavalesco, hip hop, roda de capoeira e dança afro executada pela Companhia de Dança Carlos Nascimento. Um desfile de moda afro também fez parte da programação, assim como uma feira de artesanatos e o brechó das Mulheres Empreendedoras de Pirituba.
O secretário de Cultura, Turismo e Economia criativa destacou a importância dessa iniciativa. “Os negros até hoje sofrem os reflexos da escravidão no nosso País e a consequente desvalorização da sua cultura. Um dia como esse é necessário para mostrar a importância do povo negro. Nós não poderíamos, então, de deixar de fazer uma ação como essa, dedicada a mostrar um pouco da cultura negra, que é tão rica”, afirma.