Finalizando o ciclo natalino do município, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, na noite desta quinta-feira (06/12), realizou a Queima da Lapinha, tradicional manifestação popular do Dia de Santos Reis desde o século dezenove. Com a realização do evento, a cidade fechou a programação que se iniciou no dia 15 de dezembro para a passagem do Natal, a qual contou com decoração, presépios e decoração nas principais praças, incluindo a do Distrito de Pirituba.
O festejo religioso foi acompanhado por diversas pessoas na Praça Dom Luís de Brito, a Praça da Matriz, entre elas, vereadores e secretários municipais. Para o padre mexicano Héctor Ruiz, a comemoração litúrgica representou não somente o resgate de uma tradição, mas renovou as esperanças de um ano melhor. “Vejo pela primeira vez a Queima da Lapinha em Vitória, que é uma ação tão bonita. Através dela, desejamos que a nossa cidade cresça em vários sentidos: social, governamental e espiritual. Estou aqui há seis anos e não tinha ainda presenciado isso”, salientou.
A passagem do Dia de Reis também foi agraciada com uma missa na Igreja do Rosário. Ao fim da tarde, após a celebração, as pessoas caminharam até o pátio da Matriz para acompanhar a apresentação do Pastoril Luz do Amanhecer, da cidade de Olinda, além da apresentação da Le Nort Brass Band. Na queima, todos puderam escrever seus pedidos em uma carta e lançá-la em uma pequena fogueira. “Sentimento de alegria e dever cumprido, até para refletir sobre as dificuldades que passamos na pandemia e pedir dias melhores para todos. Foi um ano que tivemos muitas perdas, mas hoje fizemos um resgate cultural de trazer as famílias à praça”, destacou o vice-prefeito professor Edmo Neves.
A Secretaria de Saúde e Bem-Estar disponibilizou profissionais durante o evento para realizar a aplicação da vacina contra a Covid-19, contra a Gripe, bem como fazer testagem para a detecção do Coronavírus. “A gente vê que a gestão não se atenta só com o fazer e acontecer, pois se preocupa também com as pessoas, com a saúde delas. Sobre a festa, é uma tradição que pouca gente sabia que existia, mas agora muitas outras pessoas ficarão sabendo. Eu também achei um momento muito bonito, já que antes nunca tinha participado”, destacou o secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), Demétrius Lisboa.
O prefeito Paulo Roberto comemorou não apenas o fechamento do ciclo natalino, mas a chegada da tradicional Festa de Santo Antão, que se inicia no dia 08 de janeiro. “A gente fica muita feliz em ver nossa gente na praça, vivendo um momento que não poderia passar em branco. Mas é isso que vamos fazer, vamos resgatar as tradições na nossa cidade. Agora, estamos contando as horas para a festa do nosso padroeiro, que é uma festa para a família vitoriense. Só tenho que agradecer a cada pessoa que torna tudo isso ser possível”, finalizou o gestor.