A Prefeitura da Vitória de Santo Antão iniciou, nesta terça-feira (18/01), a vacinação em crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica, autismo e Síndrome de Down. Para vacinação deste público, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar destinou uma área exclusiva no ponto localizado no Vitória Park Shopping e montou uma estrutura especial na Policlínica Dr. Hélio Andrade, no bairro do Livramento.
Letícia, 7 anos, foi a primeira a receber a dose. Com autismo, a menina é filha do infectologista Filipe Prohaska, que comemorou a imunização. “Como trabalho na linha de frente de combate à Covid-19, sempre tive medo de levar a doença para as minhas filhas e, agora, com a vacina passamos a nos sentir mais tranquilos”. Como médico especialista em doenças infectologista, Filipe destaca a segurança das vacinas. “Vários estudos foram realizados e a liberação da vacinação não é mais emergencial. É uma liberação que está prevista agora em bula, autorizando sem restrições a vacinação da faixa etária a partir dos 5 anos de idade”, explica. As crianças cadastradas receberão doses do imunizante da Pfizer – única, até o momento, autorizada pela Anvisa para aplicação nessa faixa etária.
Rhuan Fernando, 7 anos, também foi um dos primeiros imunizados. A oportunidade de vacinar Rhuan, que é autista, chegou como um alívio para a família do menino, que perdeu o avô em maio do ano passado para a Covid-19. “Esse momento foi muito esperado. Estou emocionada e agradecida”, conta a mãe Renata Lima, servidora pública.
Para se vacinar, é necessário realizar o cadastro através do site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br, onde está disponível o modelo de declaração. Nos locais de vacinação, serão exigidos documentos de identificação dos pais ou responsável, bem como certidão de nascimento da criança e a declaração ou laudo médico para comprovação da comorbidade.
A campanha de imunização está acelerada no município. Até o momento, mais de 215 mil pessoas já foram vacinadas, sendo que 82% do público-alvo recebeu a primeira dose e 70% foi imunizado com a 2ª. “Hoje, é mais um marco da nossa batalha contra Covid-19, que teve um grande reforço com o início da imunização no dia 19 de janeiro do ano passado. Contamos com ajuda de todos os pais e responsáveis para que consigamos avançar ainda mais nessa luta”, pontua o prefeito Paulo Roberto.
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO – Desde o início da pandemia até esta segunda-feira (17/01), foram notificados 7.582 casos positivos da Covid-19 no município. Dentre os casos positivos, 335 evoluíram para óbitos e 6.989 estão recuperados após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentarem mais sintomas.
Fotos: Lays Freitas