A Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, deu início à implantação de placas de QR Code em bustos e monumentos localizados nas praças do município. A iniciativa faz parte do projeto “Conheça Vitória”, que como já sugere o próprio nome, tem o intuito de prover aos vitorienses e visitantes uma dose de história sobre a cidade, tendo como referência os personagens que são homenageados nas estruturas simbólicas.
“Estamos adicionando mais uma ferramenta para aumentar o acesso do cidadão a informações que antes ele só teria ao fazer uma pesquisa em livros. Quando o visitante apontar a câmera do celular para os dados, logo será direcionado a uma página com todas as informações sobre a pessoa que está representada naquele no busto ou monumento e, consequentemente, saberá um pouco mais sobre a história de nossa cidade”, explicou Lázaro Santos, diretor da Seculte.
As estátuas trazem recortes importantes da história de Vitória, como a iniciativa de instalar o Anjo da Vitória, localizado no Livramento, encontrado no fundo do mar depois de um naufrágio de um navio com bandeira americana, além do obelisco em homenagem ao centenário da cidade, inaugurado em 6 de maio de 1943, com um grande festejo na Terra das Tabocas.
De acordo com Demétrius Lisboa, secretário da pasta, a implantação está ocorrendo ao poucos, mas alguns espaços como as praças Diogo de Braga, Félix Barreto, Três de Agosto, Leão Coroado, e Dom Luís de Brito já possuem a tecnologia. “Quando assumimos a gestão, o prefeito Paulo Roberto já teve essa brilhante ideia para valorizar ainda mais a cidade de Vitória e agora estamos colocando em prática. É a tecnologia contribuindo para contar um pouco mais da nossa história”, destacou Lisboa.
Fotos: Lays Freitas