A Escola Municipal Rosa Amélia de Queiroz, situada na Comunidade de Santana, em Vitória de Santo Antão comemorou nesse sábado (30), 50 anos de atividades educacionais. Uma solenidade para celebrar o “Jubileu de Ouro” aconteceu na sede da própria instituição. O prefeito Aglailson, o secretário de educação, Jarbas Dourado, o presidente da câmara de vereadores, Edmilson Zacarias (Novo da Banca), a diretora da unidade Kelly Cristina, bem como gestores educacionais, professores, alunos, ex-alunos, ex-funcionários e convidados participaram do evento.
Entre os muitos funcionários (as), que contribuíram com o desenvolvimento educacional dessa instituição, algumas foram homenageadas, a exemplo de dona Alzira, que esteve representando os primeiros funcionários que trabalhou no local. Já Alba Valéria representou os funcionários em atividade. As duas primeiras professoras da escola também foram lembradas, Maria do Carmo e Maria José. A professora Dilcea mais antiga em atividade também recebeu premiação, pelos 33 anos de serviços prestados, além da primeira gestora, Maria Adeilde dos Santos, representada pela filha Silvone dos Santos.
A Escola Municipal Rosa Amélia foi fundada em 1967, na gestão do prefeito José Joaquim da Silva filho, tendo como Governador do Estado o Senhor Nilo Coelho. A unidade oferece ensino nos turnos da manhã e tarde com quatro turmas do ensino infantil, totalizando 70 alunos, e o ensino fundamental do 1° ao 5° ano com 12 turmas, somando mais 320 alunos. Hoje a estrutura humana da instituição é composta por um quadro 38 funcionários efetivos. Em aspectos físicos a escola possui 01 sala de gestão, 08 salas de aula, 01 laboratório de informática, 01 depósito, 01 secretaria, 01 sala de recurso, 01 cozinha, 06 banheiros, 01 pátio e 01 almoxarifado.