Um total de 43 escolas municipais de Vitória de Santo Antão serão contempladas com lavatórios e kits de higiene que serão distribuídos pela Secretaria de Educação do município em parceria com o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Associação em Defesa da Educação Saúde e Assistência Social (Asserte). Na manhã desta segunda-feira (29/05), o auditório do campus local do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), foi palco da cerimônia de entrega simbólica dos itens mencionados.
O evento contou com a presença de gestores educacionais, secretários da gestão e o prefeito Paulo Roberto. Representando as instituições de ensino, as alunas Jhenifer Vitória e Maria Inês Martins, do 5º ano da Escola Djalma Eusébio Simões também compuseram a mesa de honra da cerimônia e foram as primeiras estudantes contempladas. Os kits de higiene vieram através de uma parceria com a empresa alimentícia BRF e são compostos por sabonete líquido e em barra, papel toalha e absorvente – quando atenderem ao público feminino.
“Nosso município tem articulado ações que priorizam a educação e busca manter a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade, como é o caso dessas entregas que vão beneficiar escolas da zona rural e urbana, sobretudo os lavatórios, ferramenta que vai conscientizar a importância da higienização desde cedo e nas próprias escolas”, destacou Waleska Barros, secretária executiva de Educação e articuladora do Selo Unicef em Vitória.
É mais um avanço para a cidade, tendo em vista que Vitória começou, em março deste ano, a fazer parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras, movimento que se iniciou em 1990 na Espanha e contempla 500 cidades em todo o mundo. “Já somos uma cidade educadora e essa parceria com a Unicef vem pra consolidar ainda mais esse nosso compromisso. Conscientizar sobre higienização, também é saúde, é compromisso com as nossas crianças, que são o futuro de nossa gente”, destacou o prefeito Paulo Roberto.
Além da apresentação do grupo Castelo de História, que trouxe uma peça musical sobre a água, e a Orquestra do Centro Musical da Vitória (CEMUVI), os participantes do evento tiveram um curso de capacitação sobre Água, Saneamento e Higiene (ASHI), apresentada por Raul Guerrero, representante do Unicef. E não parou por aí. Antônio Isídio, membro da Asserte, também fez uma extensão do tema aos presentes no auditório do IFPE. Durante a tarde, foram realizadas visitas nas escolas Ana Maria Alves e Mariana Amália, onde ocorreram orientações sobre técnicas de lavagem de mãos para os alunos.