A Festa do Padroeiro Santo Antão completou 398 edições em 2023 e consolidou mais uma vez a tradição dos vitorienses. A festividade foi iniciada no sábado (07) e se estendeu até a terça-feira (17), quando a procissão foi às ruas com muita fé e devoção. Nesta edição, o tradicional evento religioso teve como tema “neste ano sinodal, caminhemos em comunhão, rumo aos 400 anos de devoção ao glorioso Santo Antão”.
Como era de se esperar, o público atendeu ao chamado e participou assiduamente do novenário, que teve noites litúrgicas, participação de padres e recitação de terço. Na Praça Dom Luís de Brito, a Praça da Matriz, a Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte) da Prefeitura da Vitória, preparou uma programação com shows de artistas locais e convidados.
“Nós temos como missão enaltecer ainda mais essa tradição do padroeiro da cidade. Uma história que marca a fé e os costumes do povo de nossa terra. Demos todo o apoio necessário para que as apresentações ocorressem, além de valorizarmos os artistas locais. Também disponibilizamos nossa feira de artesanato para que os visitantes pudessem conhecer o trabalho de nossos artesãos”, destacou Demétrius Lisboa, responsável pela Seculte.
Passaram pelo palco, João Caverna & Edilma, Victor Lins, Bruno Barros, Ewerton Di Paula, Watusi Alves, Brunno César, Ricardo Rico, Samba das Antigas, Júnior Moura, Orquestra Jeziel, Nildo Ventura, Embaixadoras do Brega, Orquestra Avalovara e o Padre João Carlos.
No último dia da festa, momento ápice das comemorações, o município recebeu a visita do embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre D’Oliveira, que veio conhecer os laços entre Vitória e seu país de origem, uma vez que o fundador da cidade, Diogo de Braga, é nativo daquela nação africana.
“Vitória tem muito valor a ser demonstrado e muita história que se assemelha com outras histórias. Da Ilha de Santo Antão, de onde saiu Diogo de Braga, também surgiu o embrião da nossa história, lá atras, há muitos anos. Hoje, temos a visita de uma ilustre pessoa que carrega os traços da nossa gente, sobretudo, num dia especial como é o dia de nosso padroeiro Santo Antão. É uma comemoração nunca vista antes em Vitória”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.