A Prefeitura da Vitória através da Agência de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão – AMAVISA foi destaque nesta semana no Jornal do Commercio e no Portal JC Online. Isso porque a atual gestão assinou carta de compromisso para executar ações que ajudem a melhorar a qualidade e aumentar a quantidade da água nos rios e afluentes do município e, na Bacia Hidrográfica do Capibaribe. Entre essas ações, está o transbordo dos resíduos domiciliares para uma Central de Tratamento, cumprindo as exigências legais em cumprimento da Lei 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor em agosto de 2010.
O antigo lixão do município estava situado há mais de 20 anos num terreno próximo aos Rios Natuba e dos Borges, afluentes do Rio Tapacurá que desaguam no Capibaribe. Tal medida irá ajudar na preservação do meio ambiente, bem como contribuir para que novas industrias possam se instalar na área. É importante ressaltar, que apesar da desativação do espaço, as famílias que trabalhavam e residiam lá (além de outras famílias que migraram devido ao fechamento de outros lixões), estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Mais de 100 famílias, e destas, 56 com menores e gestantes em casa, foram cadastradas pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, e tiveram também a inclusão e regularização no CadÚnico para garantia dos direitos básicos. Prioritariamente as famílias estão recebendo cestas básicas, mas, continuarão sendo acompanhadas através de visitas domiciliares.
Leiam a reportagem completa:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/cienciamambiente/noticia/2017/12/19/prefeitos-pernambucanos-sao-convocados-para-cuidar-do-rio-capibaribe-320655.php