O Governo Municipal da Vitória de Santo Antão COMUNICA a toda população vitoriense que, na data de ontem (17/09), teve início um movimento grevista com pequena adesão por parte dos servidores públicos, mas especificamente dos profissionais da educação.
O movimento é promovido de forma isolada por lideranças sindicais, sem compromisso com a prestação dos serviços públicos essenciais a população vitoriense. Manifestam-se através de nota pública, com versão distorcida a respeito da realidade municipal, quando é público e notório o pagamento das folhas atrasadas do ano de 2016, férias em aberto, consignados descontados dos servidores não repassados aos bancos e pensão alimentícia deixada pela gestão anterior.
Buscando o equilíbrio fiscal, a gestão atual de forma responsável mantém rigorosamente em dia o pagamento dos servidores, dentro do mês trabalhado. Igualmente pagando o terço de férias e décimo terceiro e, ainda durante o exercício de 2017 no que pese o caos financeiro e administrativo deixados pela gestão anterior, concedeu aumento a todas as categorias de servidores.
Ressalta-se ainda que, o município encontra-se acima dos limites de responsabilidade fiscal com a despesa de pessoal, basicamente por conta dos altos salários pagos aos profissionais do magistério, sem que a boa remuneração reflita na qualidade da educação municipal.
A ânsia das lideranças sindicais de jogar a população contra o governo municipal é de total irresponsabilidade, afrontando a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), o qual considerou o movimento ilegal. Ainda ignoram por completo a proposta de reajuste de 2,95% retroagindo a 01 de Agosto de 2018, apresentada pelo governo, que inclusive foi aceita formalmente pelas categorias de ACS e ACE vinculadas a Secretaria Municipal de Saúde.
Cabe destacar que os participantes do movimento, terão suas faltas descontadas, de acordo com o que determina a lei.