Na manhã desta terça-feira (23/01), 43 famílias do Engenho Serra e 30 de Cacimbas, foram beneficiadas com os Contratos de Concessão de Uso (CCU) da terra que ocupam. O documento expedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em parceria com a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, transfere provisoriamente, o imóvel rural ao beneficiário da Reforma Agrária.
O ato da entrega foi acompanhado pelo prefeito Aglailson, o Superintendente do Incra PE, Eleodoro Santos, o deputado federal, Augusto Coutinho, o coordenador estadual da OCL, Júnior de Galileia, o secretário municipal de Agricultura, Darlan Moura, o vereador Romero Queralvares, além de outras lideranças políticas da região.
De acordo com Eleodoro Santos, o objetivo do INCRA é solucionar as documentações de cada assentado. “É muito importante documentar essas famílias, e a parceria entre a Prefeitura e o INCRA vem de encontro às necessidades dos assentados. A partir do momento que eles recebem os títulos provisórios, já podem fazer o CAR – Cadastro Ambiental Rural, de suas propriedades e acessar crédito nas instituições financeiras”, garantiu o superintendente do órgão.
Na oportunidade o prefeito Aglailson reafirmou a parceria com INCRA, disponibilizando um local para instalação do INCRA Itinerante no mês de março. Em seguida, 9 poços artesianos foram entregues nas comunidades rurais de Galileia, Açude Grande, Cacimbas, Caricé, Livramento e Serra. Todos equipados com sistema elétrico e hidráulicos para abastecer os povoados.