A Secretaria de Saúde da Prefeitura da Vitória de Santo Antão promoveu tratamento de auriculoterapia para quem foi ao posto de saúde do bairro da Bela Vista, na segunda-feira (25/01).
Além disso, os usuários da unidade também receberam instruções sobre práticas voltadas à melhora da saúde emocional. A ação, que contou com a participação de representante do Espaço de Convivência Holística Anannda, faz parte da programação desenvolvida pela Secretaria de Saúde para promover o Janeiro Branco, campanha que tem como objetivo estimular as pessoas a cuidarem da saúde mental.
“Buscamos ofertar práticas integrativas como forma de cuidar de diversos sintomas relacionados à saúde mental”, explica a coordenadora de saúde mental, do idoso e do homem, Renata Mariana.
“Às vezes, a população está muito acostumada a só fazer uso de medicação, então, trazer essa oportunidade da população conhecer um método diferenciado como forma de tratamento é muito importante”, acrescenta a psicóloga da unidade, Adriana Miranda.
A auriculoterapia é uma técnica oriental que consiste na estimulação de pontos na orelha para tratar problemas de saúde, dentre eles os psicológicos. “Na medicina oriental a gente primeiro vai tratar a emoção para ver o que está gerando a doença física. Então, vamos desobstruir os campos energéticos para promover a saúde”, explica o terapeuta holístico coordenador do espaço Annanda, Ramatis Maciel.
Maria das Neves Silva, 62 anos, que já conhecia a técnica, foi uma das pessoas a receber a prática da auriculoterapia e perceber os benefícios. “Dentre as questões que busco tratar estão a depressão e o stress. Quando faço a auriculoterapia, sinto a melhora desses problemas”, conta.
Outras ações como lives e entrevistas educativas em rádio estão na programação do Janeiro Branco. “A saúde mental é um pilar importante para que o indivíduo tenha uma boa saúde como um todo. Por isso, achamos necessário investir em atividades que estimulem o autocuidado”, pontua o secretário de Saúde, Eudes Lorena.
Fotos: Lays Freitas