Nesta quarta (03/02) e quinta-feira (04/02), a Vigilância Sanitária da Vitória de Santo Antão está realizando ações educativas para donos de bares e restaurantes do município. Os encontros acontecem na sede do Samu, na Avenida Henrique de Holanda, e têm como objetivo reforçar a necessidade da adoção de protocolos sanitários de segurança para evitar a proliferação do coronavírus.
As medidas estão previstas nos decretos do Governo de Pernambuco e devem ser seguidas pelos estabelecimentos, que precisam orientar os consumidores. É preciso respeitar a ocupação máxima determinada pelo Corpo de Bombeiros de acordo com o tamanho de cada local, o distanciamento adequado entre as mesas, proibição de pessoas circulando sem máscara, permissão de no máximo 10 pessoas por mesa e a disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários. O Governo do Estado proibiu também som ao vivo ou mecânico nos ambientes.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Nathália Álvares, explica que as ações são educativas visam preparar os proprietários de bares e restaurantes. “Visamos orientá-los acerca de como eles devem proceder enquanto vigoram os decretos do Governo do Estado para que, posteriormente, quando formos fiscalizar, eles não sejam pegos de surpresa”, pontua.
A iniciativa é ainda uma oportunidade para que os donos de bares e restaurantes discutam as ações relacionadas ao combate ao Coronoavírus, como também façam sugestões de melhorias para o entorno das áreas onde seus estabelecimentos estão localizados. “Essa é uma maneira de dialogarmos com a população para que possamos encontrar soluções benéficas à cidade”, coloca o secretário de Cultura, Lazer e Economia Criativa, Demétrius Lisboa.
As ações foram aprovadas pelos participantes. “A nova gestão está fazendo um excelente trabalho, que já deveria ter sido feito há muito tempo, e que é de suma importância para nós. Agora, nós percebemos que estamos sendo vistos e que temos acesso aos gestores”, elogia Antônio Cosmo, proprietário do boteco Sr. Elmo.
As reuniões recebem apenas 10 proprietários de estabelecimentos. As fiscalizações nos bares e restaurantes têm início nesta sexta (05/02). Depois, outros estabelecimentos, como casas de recepções e de eventos, também serão vistoriados.
Fotos: Lays Freitas