Teve início na manhã desta quarta-feira (17/02), a entrega de carteiras de livre acesso ao transporte municipal para idosos e pessoas com deficiência moradores da Vitória de Santo Antão. A ação ocorreu na Casa dos Conselhos, no bairro do Livramento, e contou com a presença do prefeito Paulo Roberto.
A primeira pessoa beneficiada foi dona Josefa Maria de Lira, de 70 anos, que reside no Sítio Cacimbas, ela recebeu a carteira de livre acesso das mãos do prefeito e comemorou bastante por ter sido contemplada. “Eu moro longe e para pegar o ônibus eu chegava a pagar. Agora, eu vou andar um bocado de casa pra rua pra resolver minhas coisas”, comentou.
Com dificuldades para enxergar, Maria José Gomes Ferraz, de 59 anos, foi acompanhada da filha solicitar o serviço. Ela levou os documentos necessários, e em cerca de 10 minutos já saiu em posse da carteirinha. “É muito bom, né? A gente vem cedo, não pega fila e já sai podendo andar nos ônibus. Estou muito agradecida”, comemorou a senhora.
“A retirada da carteira pode ser feita por pessoas acima de 60 anos e tem validade de um ano. Esse benefício é importante porque ajudará os vitorienses na rotina cotidiana, como ir ao médico ou se deslocar da zona rural para o centro urbano”, destacou Cristina Brito, secretária de Assistência Social.
O beneficiário do serviço deve ir à Casa dos Conselhos (em frente à Igreja do Livramento, no antigo Cesmu), munido de RG, CPF, comprovante de residência, número do NIS e duas fotos 3×4. Em caso de pessoa com deficiência, acrescenta-se documento que comprove a limitação. O atendimento ocorre das 7h às 13h, de segunda a sexta, não precisa ser agendado e segue protocolos de higienização e distanciamento social.
O prefeito Paulo Roberto informou que já iniciou, junto com a Secretaria de Ação Social, o processo para transformar a carteirinha em um cartão personalizado, para facilitar a fiscalização das linhas de transporte. “Os motoristas precisam seguir à legislação, dando parada ao público idoso e aos deficientes sem a cobrança de taxa. Com o cartão, poderemos fazer um levantamento das linhas que estão seguindo as normas de acessibilidade”, pontuou o gestor.
Fotos: Roberto Silva