O tratamento humanizado faz parte da política da Secretaria de Saúde de Vitória de Santo Antão. Pensando nisso, foi iniciado nesta quarta-feira (10/03) um projeto para a realização de arte gestacional nas grávidas de Pirituba, distrito do município.
Também conhecido como USG natural, esse trabalho consiste na pintura que tenta replicar a posição que o bebê aparece no ultrassom. “Fazemos arte com tintas apropriadas para a pele, tendo como objetivo promover a conexão entre a mãe e o bebê”, explica a enfermeira e doula, Emanuella Lima, uma das responsáveis pelos desenhos.
A novidade emocionou a gestante Dayane Bezerra, de 23 anos, que viu a barriga ganhar cores. “Estou muito feliz, porque esse é um momento único em minha vida”, disse. Grávida de 5 meses de Isabella, Fernanda da Silva, 18 anos, também não escondia a alegria. “Essa é uma forma de eu me sentir ainda mais próxima da minha filha”, externou.
Para poder fazer a arte gestacional, basta que a grávida seja acompanhada pela unidade de saúde do distrito de Pirituba e agende a data para realização da pintura no local. De acordo com a coordenadora de saúde da mulher, Carolina Mesquita, a intenção é ampliar a ação para outras localidades. “Pretendemos levar esse projeto para mais unidades de saúde, garantindo esse trabalho para as gestantes do nosso município”, destacou.
Fotos: Roberto Silva