A Agência Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura da Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizaram intervenções em árvores vítimas de crimes ambientais no município. Após denúncia de moradores, os órgãos realizaram visitas técnicas e verificaram as ações criminosas. No bairro das Flores, o tronco foi perfurado e injetado produto tóxico, o que provocou o início do ressecamento do tronco e a queda das folhas. Na Avenida Silva Jardim, foi constatado que uma substância foi utilizada em três árvores, apresentando indícios de envenenamento.
Um boletim de ocorrência foi registrado pela AMAVISA no Complexo Policial de Vitória, para que a Polícia Civil investigue o caso, que configura crime ambiental, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ou cumulativamente detenção e multa.
Equipes da Agência de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura também estão realizando intervenções, com o objetivo de recuperar as árvores afetadas. “Estamos realizando tratamento, na tentativa de recuperá-las. Caso não se tenha êxito, vamos ter que entrar com medidas de supressão vegetal e futuramente poder fazer novas plantações de espécies nativas, para substituir as árvores envenenadas”, destacou Stella Barros, bióloga e fiscal da AMAVISA.
Denúncias relacionadas a crimes ambientais, ou mesmo necessidade de supressão vegetal devem ser comunicadas à Agência Municipal de Meio Ambiente, para que sejam tomadas as devidas providências dentro da legalidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3526-2743 ou pelo e-mail: [email protected].