Às 13h30 desta quarta-feira (19/05), saiu de Vitória de Santo Antão um ônibus especial com as grávidas e mulheres com até 45 dias de pós-parto. Sem bagagem, elas carregam uma dose de esperança. É que estavam sendo levadas para o Centro Cultural Miguel Arraes, no município de Jaboatão dos Guararapes, para serem vacinadas contra a Covid-19.
Lívia teve filho há pouco tempo e embarcou cheia de expectativas. “Eu estou muito feliz. Estava muito ansiosa, mas agora que chegou minha vez, me sinto mais tranquila”, contou. Ela era uma das mães que estava no transporte, que foi disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Vitória de Santo Antão para facilitar o deslocamento desse público a Jaboatão. “Para que nenhuma grávida ou puérpera deixasse de ser vacinada devido a necessidade de ir para outra cidade, nossa gestão está organizando viagens para levá-las com conforto e segurança, garantindo, assim, a imunização”, explica o secretário de Saúde, Eudes Lorena.
Ontem foi realizada a primeira viagem. Elas vão ocorrer às quartas e sextas, até que as doses Pfizer comecem a ser utilizadas em Vitória. Por enquanto, devido a determinação do Governo do Estado, a vacinação ocorre em polos regionais de imunização, sendo o de Jaboatão o responsável pelas vitorienses. Essa decisão foi tomada depois de a vacina AstraZeneca/Oxford para gestantes e puérperas ter sido suspensa por orientação do Ministério da Saúde.
Para poder receber a dose, quem for atendida em unidade básica de saúde, deve procurar o local para realizar o cadastro. Já as que moram em área descobertas ou são acompanhadas na rede provada, precisam ir até o Centro de Saúde da Mulher (CESMU), na Avenida Silva Jardim, na Matriz. “Foi tudo muito rápido. Fiz o cadastro ontem e ontem mesmo me ligaram informando do transporte hoje”, completa Lívia elogiando o serviço.
Tanto no momento do cadastro como no da vacinação, além do documento original com foto e comprovante de residência, as grávidas também precisarão apresentar cartão gestante, ultrassonografia ou exames do pré-natal, já as mulheres de resguardo, devem levar declaração ou certidão de nascimento do filho. As informações serão enviadas pela secretaria de Saúde da Vitória, via formulário, para a gestão de Jaboatão, e quando o cadastro for aprovado, a Secretaria de Saúde de Vitória avisará as cadastradas.