Como mais uma estratégia para intensificar o combate ao Coronavírus na cidade, a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, realizou uma ação emergencial para descentralizar a testagem para Covid-19.
Os testes, que já ocorrem normalmente de segunda a sexta, na UPA-E aconteceram na manhã dessa quarta-feira (02/06) também no distrito de Pirituba, zona rural, a sete quilômetros da sede do município.
Ao todo, foram realizados 54 testes, sendo 20 do tipo rápido e 34 do tipo RT-PCR, conhecido como “teste do cotonete”. Na comunidade, além dos moradores, também foram testados alguns profissionais da Unidade de Saúde, os quais estão fazendo o exame periodicamente, na rotina de trabalho, de forma estratégica para garantir mais segurança no atendimento ao público.
O teste rápido é indicado com, no mínimo 7 dias de sintomas, já o “do cotonete” pode ser feito logo no terceiro dia de sintomatologia até o sétimo dia, no entanto, leva, em média de 7 a 10 dias para ter o resultado divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-PE).
A testagem ocorreu em Pirituba após a verificação do aumento do número de casos suspeitos e confirmados. “A equipe da unidade básica de saúde verificando o cenário atual, relatou a situação para a Secretaria de Saúde. Nós, então, decidimos realizar essa ação descentralizada para permitir que a população da comunidade pudesse fazer os testes no seu território, como medida de prevenção e detecção precoce dos casos”, pontua o coordenador da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador no município, Ewerton Thiago.
A atividade foi aprovada pela população. “A equipe está de parabéns. Esse é um trabalho muito importante para todos nós”, coloca a moradora de Pirituba, Maria José.