Neste sábado (19/06), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão deu continuidade a uma parceria entre o Rotary Club e o Instituto Agrônomo de Pernambuco (IPA) com o intuito de reflorestar a Estação Experimental Luiz Jorge da Gama Wanderley, conhecida Cedro. Cerca de 40 plantas foram distribuídas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola do município e pela Agência Municipal de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão (AMAVISA).
Foi realizado o plantio nas proximidades de uma das nascente de um afluente do Rio Itapacurá. Dentre as espécies utilizadas estavam a Ibira Vermelha, Açafrão, Sombreiro, Cabatan, Teca, Castanhola, Jenipapo, Cainito, Carambola, Flamboyant, Ipê Roxo, Jaboticaba, Pau Brasil e Visgueiro.
De acordo com o engenheiro agrônomo e tesoureiro do Rotary, Paulo Lima, há um objetivo maior com esse projeto. “Visamos preservar o pulmão aquífero do Rio Itapacurá”, disse. Ele também revela outra meta que começou a ser discutida: a criação de um banco de sementes.
Segundo o prefeito Paulo Roberto, a participação em ações como essa demonstram a preocupação da gestão com a preservação do meio ambiente. “Nosso objetivo sempre foi cuidar do meio ambiente e da sociedade.” A motivação é compartilhada pelo vice-prefeito, professor Edmo Neves. “Ações como essa vão se multiplicar e nós vamos buscar parcerias com outras instituições para dar continuidade a programas como esse”, pontua.