O combate ao Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya, ganha mais uma ação aliada. A partir desta sexta-feira (09/07), um novo projeto começa a tomar as ruas de Vitória de Santo Antão: é o ‘Sextou Sem Mosquito’.
A medida surgiu depois do sucesso de mutirões realizados pela Secretaria de Saúde e Bem-Estar, através da Vigilância em Saúde Ambiental, em algumas localidades para auxiliar na luta contra o Aedes e conscientizar a população a evitar situações que colaborem com a proliferação do mosquito. A partir de agora, essa força-tarefa começará a realizar as atividades a cada sexta em um bairro diferente.
A escolha do local será baseada no número de notificações, como explica a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Graziela Cavalcante. “O bairro que vamos iniciar os trabalhos será o da Bela Vista, por concentrar o maior número de notificações e, por esse mesmo critério, seguiremos escolhendo as demais áreas”, disse.
As ações contarão ainda com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, que fará a limpeza e recolherá entulhos. Nas ocasiões, os agentes de combate às endemias também farão vistorias em busca de focos do mosquito, além de conversarem com os moradores sobre a importância de evitar o acumulo de água parada. “Vamos convocar a população para que ela seja nossa aliada do combate ao Aedes Aegypti, porque só conseguiremos vencer essa luta se cada um fizer a sua parte”, acrescenta Graziela.