Este mês é comemorado o Julho Amarelo, período dedicado a conscientização das hepatites virais. A detecção precoce é um das estratégias importantes para evitar o agravamento das doenças. Pensando nisto, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania, realizou uma ação, nesta quarta-feira (21/07), no Centro Pop, para realizar teste para hepatite na população em situação de rua.
A coordenadora do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), Elanne Marques, ressalta a importância da realização da testagem. “Quando detectamos a doença precocemente, temos como iniciar o tratamento, evitando futuras complicações e quebrando a cadeia de transmissão”, explica.
Ao todo, 42 usuários do Centro Pop, além de realizarem os testes para hepatite B e C, foram testados para HIV e Sífilis. “Para essas pessoas que já têm uma saúde um pouco fragilizada é fundamental um tipo de ação como essa para que possam prevenir ou tratar doenças com toda assistência necessária”, pontua Kátia Nascimento, coordenadora do Centro Pop.
Ao longo da manhã, as pessoas em situação de rua também puderam regularizar à vacinação, sendo vacinadas contra hepatite, tétano e febre amarela. “Foi muito importante, porque é uma maneira de cuidarmos da nossa saúde”, avaliou Rodrigo Silva, 33 anos, uma das pessoas atendidas nesta quarta.
Os testes de hepatite, HIV e sífilis continuam sendo realizados de segunda a quinta, das 7h às 12h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Avenida Agamenon Magalhães (ao lado do Hospital Santa Maria). Para ser testado, basta levar a carteira de identidade e o cartão SUS.
Fotos: Roberto Silva