Depois de passar pelos bairros de Bela Vista I e Redenção, o ‘Sextou Sem Mosquito’ chegou hoje (23/07) ao bairro de Caiçara III. A ação de combate ao Aedes aegypti é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Bem-Estar e a Secretaria de Serviços Públicos.
A escolha dos bairros se dá a partir da quantidade de notificações de casos de Dengue, Zika ou Chikungunya. “Preciso reservar água na minha casa. Então, estou muito feliz com a vinda deles aqui para colocar telas nos meus depósitos”, comemorou a dona de casa Edite Vitorino, 58 anos. “Fizeram uma ótima inspeção na minha casa e repassaram informações muito importantes para que possamos combater o mosquito”, acrescentou a também dona de casa Laudiceia Santana, 34 anos.
O trabalho educativo é justamente um dos pilares do ‘Sextou Sem Mosquito’. “Conscientizar o cidadão sobre a importância dele ser ativo na luta contra focos do Aedes aegypti é também nossa meta, pois só com a colaboração de todos conseguiremos vencer essa batalha”, pontua o secretário de Saúde e Bem-Estar, Eudes Lorena.
Além de entregarem panfletos e conversarem com os moradores sobre as medidas a serem adotadas, os agentes de combate às endemias colocaram larvicidas e telas nos locais onde se acumula água. À tarde, foi utilizado o Ultra Volume Baixo (UBV), também conhecido como fumacê. Já as equipes da Secretaria de Serviços Públicos fizeram limpeza e capinação dos espaços ao ar livre.
Outra ferramenta do cidadão para o combate ao Aedes aegypti, é a realização de denúncias sobre focos do mosquito, por meio do ‘ZapFoco’, no número (81) 9 8844-1585. O WhatsApp tem ajudado e intensificado o combate às arboviroses na cidade.
Fotos: Lays Freitas