A partir de hoje (29/07), as grávidas e as mulheres que tiveram seus filhos há 45 dias (chamadas de Puérperas) que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca, vão poder completar o esquema vacinal delas recebendo a segunda dose da vacina da Pfizer em Vitória de Santo Antão.
“Esse novo protocolo adotado aqui no município atende a uma recomendação do Ministério da Saúde. Antes recomendação era que mulheres nesse grupo esperassem o fim do puerpério para a tomar a segunda dose”, explicou o secretário de saúde do município, Eudes Lorena.
A decisão leva em consideração os estudos e documentos encontrados com dados indicando boa resposta imune em esquemas de intervalo, bem como dados de segurança favorável, considerando ainda a importância da segunda dose para assegurar efetividade contra a covid-19. A segunda dose deverá ser administrada respeitando o intervalo adotado para o imunizante utilizado na primeira dose.
Ainda assim essa mudança de imunizante é considerada de caráter excepcional e não é possível, em outros casos, também por determinação do Ministério da Saúde, a troca de fabricante da primeira e da segunda dose. Para as grávidas e puérperas que ainda não se vacinaram, segue a orientação para que tenham a aplicação de doses sem o vetor viral, como CoronaVac ou Pfizer.
A vacinação para este grupo acontece exclusivamente no Centro de Saúde da Mulher (CESMU), na Avenida Silva Jardim, na Matriz, para se cadastrar e receber a imunização, de segunda a sexta das 11h às 15h30.