A cidade de Vitória de Santo Antão celebra nesta terça-feira (03/08), o aniversário da Batalha das Tabocas. As comemorações da data histórica terão início às 7h e contarão com atividades cívicas, culturais e religiosas. A batalha, que se deu em 03 de agosto de 1645, foi o marco inicial da expulsão das tropas holandesas de solo pernambucano durante o ato revolucionário luso-brasileiro chamado de ‘’Insurreição Pernambucana’’, que tinha como objetivo impedir o avanço das frentes estrangeiras na nossa região.
Foi em Tabocas que se deu a primeira formação de um exército nacional brasileiro. O prefeito Paulo Roberto destaca que sem a batalha vitoriosa em solo vitoriense, não haveria as duas outras em Guararapes, destacando a importância desta data não só para Pernambuco, mas para todo o Brasil, diante do fato do nascimento do país enquanto pátria ter se dado naquele local, em Vitória de Santo Antão.
“Em Tabocas, nasceu o sentimento nativista do povo brasileiro. Não podíamos deixar essa data passar em branco. Comemorar o dia 03 de agosto é celebrar a história da nossa nação”, frisa o prefeito Paulo Roberto.
A programação, organizada em conjunto pela Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa e pela Secretaria de Educação, terá início na Praça 03 de Agosto, no bairro do Livramento, onde ocorre o hasteamento das bandeiras, discurso das autoridades, apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto e a saída da procissão motorizada de Nossa Senhora de Nazaré que terá destino o Monte das Tabocas.
No sítio histórico do Monte das Tabocas, também será realizado o ato de hasteamento das bandeiras e acendimento da pira simbólica, apresentação do andor e a celebração da santa missa, além da apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto. Os atos serão transmitidos ao vivo no Facebook e YouTube da Prefeitura da Vitória, tendo em vista as restrições provocadas pela Covid-19.
Foto: Djalma Andrade