Uma ação integrada entre as Secretarias da Mulher, de Saúde e de Assistência Social da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, levou na tarde desta sexta-feira (06/08), uma caravana de atividades para a praça Severino Cristovão de Souza, no Distrito de Pirituba. No local, foram ofertados diversos serviços voltados às mulheres, como orientação nutricional e de saúde bucal, testes rápidos de HIV, renovação e cadastro do cartão do SUS, palestras e música acústica.
Os serviços oferecidos fizeram parte da grade programática do Agosto Lilás e do Agosto Dourado – voltados para o combate à violência doméstica e ao incentivo à amamentação, respectivamente. A tarde também marcou o lançamento do Grupo de Mulheres Empreendedoras de Pirituba, que, segundo Núbia Meira, subprefeita do distrito, reúne mulheres da localidade para fins de comércio alternativo com o objetivo de complementar a renda familiar das moradoras.
“As mulheres que compõem esse projeto são pessoas que estão sem vínculo de emprego formal e recebem apoio para produzir tortas, doces, bolos e comidas do dia a dia para serem comercializados na comunidade. Incentivamos também a realização de um brechó para atrair pessoas e gerar renda”, destacou Núbia.
A tarde da sexta também foi marcada por uma palestra voltada para o combate à violência contra o público feminino, conduzida pelo comissário de Polícia Civil, Hudson Barreto, representando a 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (10ª DEAM), situada em Vitória.
Rosa Santana, secretária Executiva da Mulher, fez considerações sobre a realização do evento. “A junção das secretarias na organização dessas ações só mostra o engajamento com o bem comum, que é o povo. Pirituba hoje está recebendo uma, entre muitas atividades para mudar o cotidiano não só dessas mulheres, mas de toda a localidade, que passou um tempo esquecida e sem políticas públicas. Viemos para mostrar também o valor que Pirituba tem”, salientou Rosa.
Fotos: Lays Freitas