Na tarde desta segunda-feira (16/08), o prefeito, Paulo Roberto, o vice-prefeito, professor Edmo Neves, e a secretária de Assistência Social, Juventude e Cidadania, Cristina Brito, participaram de aula-evento para retomada das atividades no Instituto Potes, localizado em Terra Preta. O projeto está legalizado há três anos, tendo recebido da Prefeitura Municipal da Vitória, em 2021, a doação do terreno em contrapartida ao oferecimento de cursos gratuitos para a população vitoriense.
A importância de instituições sociais foi, então, destaca pelo prefeito Paulo Roberto. “Através desses cursos é possível profissionalizar nossos cidadãos. Por isso, o Instituto Potes terá o apoio do executivo para cada vez mais crescer e gerar oportunidades para nossa população”, destacou. A visão foi compartilhada pelo vice-prefeito, Edmo Neves. “Para nós como gestão, é motivo de orgulho poder ver uma instituição retomar os seus serviços à sociedade”, acrescentou.
Com cada uma de suas letras representando uma palavra, sendo p de planejamento, o de organização, t de trabalho, e de ensino e s de sustentabilidade, o instituto, presidido por Antônio Alves de Amorim, tem nesses termos o guia para a realização de suas atividades. Assim, entre os cursos ofertados estão aulas de arte em biscuit, pintura em tecidos, corte e costura, artesanatos e crochê.
A dona de casa Patrícia Alves, 41 anos, que está matriculada no curso de crochê, não esconde as expectativas. “Essa é uma oportunidade para que eu possa me profissionalizar e aumentar minha renda”, confidenciou.
Uma novidade apresentada pelo instituto é o projeto debutante cidadã, que proporcionará um baile para as jovens de 15 anos do município. Para poder participar do evento, no entanto, as adolescentes também precisarão acompanhar palestras com médicos, advogados e outros profissionais com o intuito de terem uma formação complementar.