A cidade da Vitória de Santo Antão celebrou a passagem do 07 de setembro, dia da Independência do Brasil, com o desfile de 29 escolas da rede municipal de ensino, ao som da Banda Marcial do Colégio Municipal 03 de Agosto. Por causa da pandemia da Covid-19, o desfile não ocorreu nas ruas, mas foi realizado em formato virtual, transmitido ao vivo da quadra da Escola Municipal CAIC Diogo de Braga para as redes sociais.
Com o tema “Humanização na educação: valorizando o que é nosso”, cada colégio foi representado por uma comitiva formada por estudantes e profissionais da educação, que homenagearam a cidade. A Escola Municipal Dona Francisca Breckenfeld, de Caiçara III, por exemplo, homenageou os profissionais de saúde. A Escola José de Melo Xavier Júnior, do bairro Sítio do Meio, realizou tributo ao escritor vitoriense Osman Lins. Já a Escola Cônego Pedro de Souza Leão, do Sítio Pacas, abordou o tema “Inclusão Social”.
“Nossos agradecimentos a todos que se empenharam dessa belíssima comemoração dos 199 anos de independência do nosso querido Brasil. Fizemos um desfile cívico com muito amor, com muita união, respeitando os protocolos que hoje devem ser respeitados, porque temos que proteger a todos. Esperamos que no ano que vem possamos estar celebrando esta data com o tradicional cortejo nas ruas”, destacou o prefeito Paulo Roberto.
O desfile cívico foi organizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa, além da Secretaria de Comunicação e Imprensa. “Esse é momento não só de comemoração, mas principalmente de reflexão, porque esse é o nosso país, essa é a nossa nação, e nós estamos aqui como formadores, educadores, preparando novas gerações para um futuro promissor”, frisou o secretário de Educação, Carmelo Souza.
Além do prefeito Paulo Roberto e o vice, professor Edmo Neves, prestigiaram a solenidade vereadores, secretários municipais, presidentes de autarquias, o deputado estadual Joaquim Lira, o subtenente do Tiro de Guerra 07/004, Valter Firmino, e o 1º sargento, Luiz Gustavo Valente, além do capitão André Pereira, do 1º Grupamento de Corpo de Bombeiros, e Kátia Monteiro, representando a Gerência Regional de Educação.
O evento faz parte do projeto de recuperação das datas cívicas na cidade da Vitória de Santo Antão. “Nós não poderíamos deixar passar em branco essa data tão representativa para o nosso país: são quase dois séculos de independência, torcemos para que no próximo ano tenhamos condições sanitárias de realizar um desfile cívico a altura dos 200 anos”, concluiu o vice-prefeito, professor Edmo Neves.
Fotos: Lays Freitas e Danilo Coelho