Na manhã desta quinta-feira (16/09), o Setembro Amarelo, campanha de comabate ao suicídio, voltou a ser tema em palestra pomovida pela Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania. Hoje, a atividade, que foi coordenada pela equipe do programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)/Criança Feliz no CRAS da Militana, teve como foco o debate sobre a depressão pós-parto.
A psicóloga Hosmeri Batista palestrou sobre o assunto trazendo em sua fala algumas das causas do problema como fatores hormonais, além de abordar estratégias para evitar ou amenizar a depressão pós-parto. “Fortalecer o relacionamento com o bebê, contar com ajuda de pessoas próximas e compartilhar o que está sentindo são algumas das medidas a serem adotadas”, pontua.
Paloma Cândido, coordenadora do Primeira Infância no SUAS, destacou a importância de ter as gestantes como público-alvo em ações do Setembro Amarelo. “Ao conversarmos com elas sobre a depressão pós-parto, fazemos com que elas consigam identificar o possível problema o quanto antes. Assim, é possível procurar ajuda logo, fazendo com que as intervenções possam ser mais eficientes”, explica.