A Prefeitura da Vitória iniciou, nesta terça-feira (21/09), negociações para implementar um programa inovador de desenvolvimento da cidade. O projeto que é capitaneado pela Instituto Ikone, um laboratório de inovação que atua para produzir soluções que possam impulsionar os municípios ao progresso e é um braço social de um conglomerado especializado em serviços de logística localizado no Cabo de Santo Agostinho. O projeto é um braço social da empresa Cone Multimodal.
O presidente da Cone, Marcos Roberto Dubeux, explicou o motivo para Vitória ter sido um dos primeiros municípios do País escolhido para testar o modelo. “Observamos que essa é uma equipe competente, com uma gestão estruturada e esse é o primeiro passo para criar qualquer parceria”, atesta Dubeux.
A proposta funciona a partir de um modelo inspirado em uma laboratório, em que, por meio de parcerias estabelecidas pela Ikone entre prefeituras e empresas privadas serão testadas soluções inteligentes para resolver os problemas da cidade e impulsionar seu crescimento. Com essa cooperação, a meta é ajudar as gestões a atingirem às Diretrizes de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030. “Esse laboratório leva qualquer município ao desenvolvimento e Vitória, com a potencialidade que tem, com a força de trabalho e com a localização geográfica, não poderia ficar de fora”, pontua o prefeito Paulo Roberto.
O encontro entre os gestores de Vitória e representantes da Cone também serviu para trocar experiências que possam ser utilizadas para a implantação de uma operação similar na cidade, um parque que reúne diversas empresas de grande porte. Para o vice-prefeito, professor Edmo Neves, a parceria vai alavancar o crescimento da cidade. “Nossa gestão vem sempre procurando inovar e essa vai ser uma oportunidade para fortalecer ainda mais isso e gerar mais oportunidades”, coloca.
Da reunião, também participaram o ex-senador Armando Monteiro, o secretário de Articulação Política, Arthur Neves, o assessor, Fábio Teles, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Marcos Mendes, e o CEO da Ikone, Tullio Ponzi.