A Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania da Vitória estabeleceu uma parceria com o Senac e o Sebrae para oferecer cursos gratuitos de culinária e maquiagem. A iniciativa faz parte das estratégias que vêm sendo adotadas pela prefeitura para reduzir o impacto do alto índice de desemprego, que foi acentuado em todo o País em decorrência da pandemia, e gerar renda para a população vitoriense.
Desempregada desde o ano passado, Natália do Nascimento, 34 anos, viu nas aulas de confeitaria clássica uma oportunidade de aprimorar suas habilidades para ganhar mais dinheiro. “Para gerar uma renda comecei a vender bolos. Com os ensinamentos aprendidos aqui, vou poder aperfeiçoar meu trabalho e me profissionalismo”, revela. A sua colega de sala Mônica Izaura, 37 anos, já faz planos para suas novas habilidades adquiridas. “Pretendo futuramente montar um negócio”, conta. No curso, elas puderam aprender como fazer sobremesas como banoff e torta alemã.
Além das aulas de confeitaria, também estão sendo ofertadas a de hambúrguer gourmet, inovação no alongamento de unhas em gel, básico de corte feminino e escova, oficina de drinks e coquetéis, preparo de bolos e tortas, design de sobrancelhas e corte masculino com máquina. Para participar, os interessados precisaram solicitar um encaminhamento na Secretaria de Assistência Social ou na Secretaria-Executiva da Mulher.
O secretário de Assistência Social, Juventude e Cidadania, Aderval Barros, destacou a importância de ações como essa. “Nossa gestão tem como um dos pilares a educação, porque é através dela que podemos capacitar as pessoas tanto para entrarem na no mercado de trabalho ou empreenderem. Essa nossa iniciativa vai nesse sentido”, coloca.