Na tarde desta quarta-feira (12/01), a Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, juntamente com a Gerência da Vigilância em Saúde, realizaram mais uma reunião com o Grupo Técnico contra a Covid-19 e Influenza no município.
Na ocasião, foi apresentado o cenário epidemiológico, como também estratégias para conter os vírus e as novas medidas que serão tomadas para vacinação, testagem e monitoramento dos casos.
“O encontro teve como objetivo atualizar o plano de contingência para evitar o avanço da contaminação e consequentemente ampliar as estratégias e o cuidado da saúde do vitoriense”,, frisou Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar.
NOVO DECRETO ESTADUAL – Novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 e da Influenza passam a valer a partir da próxima sexta-feira (14) e seguem até o dia 31 deste mês, em Pernambuco. Para os serviço de alimentação e lazer, passa a ser exigido o passaporte vacinal com duas doses ou dose única para pessoas até os 54 anos de idade e, a partir dos 55, também o reforço. A quantidade de pessoas por mesa não pode passar de 20. A medida é válida para restaurantes, bares e lanchonetes, inclusive em shoppings, centros comerciais e feiras de negócios. O mesmo vale para cinemas, teatros e museus. Em todos estes locais também deve ser respeitada a distância de 1 metro entre as pessoas e mesas. Caso o público ultrapasse 300 presentes, será exigido teste de antígeno (com até 24 horas de antecedência) e RT-PCR (até 72 horas).
Para eventos, houve uma redução no público permitido. Agora, o limite é de até 3 mil pessoas em locais abertos, de 1 mil em espaços fechados ou 50% da capacidade do local, valendo o que for menor. Além da comprovação vacinal com duas doses ou dose única para quem tem até 54 anos e o reforço para quem tem a partir de 55, também haverá a necessidade de apresentar o teste negativo para a Covid-19 para eventos com mais de 300 pessoas.
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO – A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Vitória, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que, desde o início da pandemia até esta quarta-feira (12/01), foram notificados 7.523 casos positivos da Covid-19 no município. Dentre os casos positivos, 335 evoluíram para óbitos e 6.932 estão recuperados após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentarem mais sintomas.