Na noite desta terça-feira (16/03), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão oficializou a doação de terreno com 4.219, 79 m² à Universidade Federal de Pernambuco para ampliação do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). O ato foi o primeiro realizado pela gestão municipal após a aderir ao Cidades Educadoras, movimento internacional que tem como objetivo viabilizar projetos e ações que norteiem e transformem a educação nos municípios e, por consequência, a cidade e seus cidadãos. Vitória é o primeiro município de Pernambuco e o segundo do Nordeste a ingressar na iniciativa, que teve origem em 1990 em Barcelona.
A cessão do terreno, sancionada pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado, representa uma parceria entre a universidade e a prefeitura. “Em contrapartida, a UFPE se compromete a colaborar com a implementação de ações que compõe o nosso Pacto Vitória Educadora. Mais um passo que damos rumo ao desenvolvimento da educação e que vai extrapolar os muros das instituições de ensino”, explica o prefeito Paulo Roberto. Entre as ações está o apoio às obras estruturantes do Tiro de Guerra para a implantação no Parque Histórico do Monte das Tabocas.
O terreno doado, que abrigava o antigo Zoológico Municipal Melo Verçosa, no Alto do Reservatório, Bela Vista, será utilizado para expandir o campi do CAV. “O espaço visa ampliar o conjunto de ações que a universidade já desenvolve aqui no município para consolidar o processo de interiorização, aumentar o quantitativo de estudantes e constituir novos projetos para o fortalecimento da relação da universidade com a sociedade vitoriense”, afirma o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.