Há 377 anos foi travado um dos principais embates da história do Brasil. A Batalha das Tabocas, ocorrida em 1645, foi um passo importante para expulsão do domínio holandês das terras pernambucanas. No Monte das Tabocas, em Vitória de Santo Antão, o forte comboio oponente e belicamente superior não resistiu à unida e briosa tropa local, que com táticas de emboscada em meio aos tabocais conseguiu afugentar os invasores.
Para marcar a passagem de mais um aniversário do histórico combate, a Prefeitura da Vitória organizou uma programação especial nos dias 02 e 03 de agosto, ocasião em que vai tornar-se a Capital Administrativa do Estado de Pernambuco. A solenidade de abertura acontecerá na terça-feira, às 8h, com a presença do governador Paulo Câmara, no Palácio Municipal José Joaquim da Silva Filho.
“Os olhos de Pernambuco estarão voltados para nossa cidade devido a sua importância histórica e pela relevância que damos a essa batalha. Em 1859, nossa cidade foi Paço Imperial, durante a visita de Dom Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina. Agora, teremos a honra também de ser a capital administrativa de nosso estado temporariamente” destacou o prefeito Paulo Roberto.
As atividades contam com atos cívicos, audiências, despachos e anúncios, além da oferta de serviços para a população, inauguração de empresas, lançamento de pedra fundamental do Parque Ecológico e visitas institucionais ao Engenho Bento Velho e ao Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA).
No dia 03, data do aniversário da Batalha, a programação será iniciada na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento, onde será dada a largada, às 5h da manhã, à Corrida das Tabocas e ao Passeio Ciclístico, que seguem rumo ao Monte das Tabocas. Ainda na praça, às 6h, ocorrem o hasteamento das bandeiras e os discursos das autoridades, com a presença dos pelotões do Tiro de Guerra (TG-07/004). Às 8h, será realizada a saída da procissão motorizada de Nossa Senhora de Nazaré.
No Monte das Tabocas, às 9h30, ocorre a chegada da procissão e o início dos atos cívicos, como o hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto. Às 10h, será celebrada a missa campal, presidida por Dom Fernando Saburido. A partir das 13h30, acontecem as apresentações culturais. Durante todo o dia, no museu do monte, estará sendo realizada a exposição ‘A Batalha das Tabocas contada através do Patrimônio Histórico, Sociocultural e Militar’.
Foto: Danilo Coelho/PCVSA