Visando garantir um atendimento inclusivo nas unidades de saúde do município, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão ofertou aos servidores um curso de adesão à Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação, que contemplou cerca de 60 profissionais, teve como premissa assegurar que pacientes surdos tenham uma comunicação efetiva quando necessitarem dos serviços. Na manhã desta quinta-feira (29), ocorreu a entrega dos certificados para os concluintes.
O ato foi realizado no auditório do Centro Acadêmico da Vitória (CAV), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com representantes das secretarias de Saúde e Bem Estar e de Educação. “Com certeza esse curso vai ajudar muito na hora de identificar o que deseja o paciente surdo que chega no posto de saúde, por exemplo. Muitas vezes, são demandas básicas que não são compreendidas por quem não conhece a comunicação correta”, salientou a servidora Sheila do Nascimento.
De acordo com Valdir Melo, coordenador do Núcleo de Educação Inclusiva, o curso visou principalmente profissionais de recepção das unidades de atenção básica e dos centros de especialidades. “É um curso que teve seu primeiro ponta pé dado com sucesso, mas deve ser repetido para servidores de outros setores. Uma iniciativa que deu muito certo e vai servir de referência para demais núcleos. Tem sido gratificante”, destacou Melo.
Representando o Núcleo de Saúde da Pessoa com Deficiência, Mariana de Deus, destacou que a busca por mais conhecimento continua. “O serviço já está acontecendo, mas precisamos sempre ampliar para outras áreas, buscar sempre outros conhecimentos em prol do próximo. Esse trabalho integrado entre secretarias e núcleos da gestão só tem colhido ótimos frutos, os quais garantem uma sociedade igualitária”, finalizou.