Na manhã desta quarta-feira (23), a Casa dos Conselhos foi palco de uma reunião de grande importância para o futuro da resolução de conflitos em Vitória de Santo Antão. Representantes das secretarias municipais da Prefeitura da Vitória estiveram com os membros do Programa Mediação de Conflitos Itinerante, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas do Governo do Estado.
A reunião contou com representantes de várias secretarias e núcleos da gestão, entre eles, Comunicação e Imprensa, Defesa Social e Segurança Cidadã, Juventude e Cidadania, Executiva da Mulher, Educação, Defesa Civil, AGTRAN e Saúde e Bem-Estar.
Para o secretário municipal de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Canuto Filho, o encontro teve a finalidade de fortalecer parcerias essenciais para impulsionar os esforços de mediação no município. “É fundamental que busquemos maneiras de resolver as diferenças de forma pacífica e colaborativa. Através do diálogo, podemos construir um ambiente harmonioso para todos, onde cada voz é ouvida e respeitada”, salientou.
A proposta é fortalecer a importância do diálogo nas situações onde incorrem conflitos de interesse, unindo as ouvidorias das secretarias como Direitos Humanos e Segurança Cidadã ao programa estadual. “Essa junção com as entidades municipais fortalece e dissemina nosso trabalho na cidade. As pessoas precisam ter conhecimento da função que uma mediação tem. Isso evita processos demorosos e desnecessários na esfera jurídica”, acrescentou Dyego Alves, coordenador regional do programa.
O Mediação de Conflitos Itinerante já vigora na cidade e atende às segundas e quartas-feiras, na Rua Joaquim Nabuco, número 366, próximo ao Fórum Severino Joaquim Krause, estando disponível para resolver divergências familiares, de vizinhança, nas relações de consumo, comunitários, entre outros litígios específicos do cotidiano, como perturbação de sossego, danos materiais, empréstimos de cartão de crédito, dívidas no geral, entre outros.