Nesta quinta-feira (28) a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, realizou a primeira Conferência Municipal de Juventude. O evento, que ocorreu no auditório local da UFPE, teve como tema “Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver.”
A palestra integrante da programação foi ministrada por Marinna Duarte, jornalista, pedagoga e especialista em gestão pública educacional, que compartilhou sua vasta experiência em conferências estaduais e sua atual função como Gerente Estadual de Juventude.
Na oportunidade, foram formados grupos de trabalhos de acordo com temas relacionados ao Estatuto das Juventudes. Cada grupo tinha a tarefa de criar propostas para a representação da cidade em eventos voltados para o setor em caráter estadual e nacional.
Também participou, além dos representantes da sociedade civil do município, a secretária executiva de Criança e Juventude de Pernambuco, Jane Santos. A conferência permite avaliar uma política pública, e pactuar coletivamente seu futuro. Em especial para a política de juventude, que vive um processo generalizado de reconstrução, tanto no âmbito estadual, como na esfera federal, é um momento ímpar e decisivo para a construção de uma política municipal de juventude orgânica, e alinhada aos anseios e necessidades das juventudes vitorienses.
“Esse evento permite a construção democrática e participativa de propostas para os três entes federados (município, estado e união), as quais serão protocoladas oficialmente como as prioridades das juventudes da Vitória de Santo Antão para os próximos dois anos”, destaca o secretário executivo de Juventude e Cidadania.